terça-feira, 25 de outubro de 2011

Negro só faz negrice (e gordo só faz gordice)

Negro só faz... Ops. Não pode dizer isso. Justo nós que somos da democracia racial. Não pode mais xingar preto. Não pode mais xingar viado. Não pode dar um corretivo na mulher (afinal, quem nunca?). Não pode mais nada. Então como exemplificar a cagada humana? Quem vai personificar a burrice humana? Vos apresento, com prazer, o gordo.
O gordo começa que é gordo. O resto é só consequência: é burro, é desajeitado, é feio. Quem nunca ofendeu uma mulher de gorda que atire a primeira pedra. Porque não dá pra competir. Homem pode ter todos os defeitos (inclusive ser fofinho!) mas mulher não. Mulher é linda. Mulher é magra. Nem vou me repetir sobre machismo, a Lola fez o bem de escrever sobre isso aqui, aqui e aqui. Mulher que come demais é gordinha tensa - e só fica assim se tomou um fora ou se tá sofrendo de amor. Fora isso, nenhum motivo pra se empanturrar, meninas!
Gordo tem que ter loja específica, que chama Loja de Tamanhos Especiais. Especiais, cara pálida. Porque você é especial. Não é normal (e qualquer mulher que já tenha entrado numa loja dessas, sabe que gordas, por excelência, SÓ gostam de calças justas com apliques, bordados e strass, blusas semitransparentes, de uma manga só, ou escrito SEXY). Gordo tem que ser chamado de gordinho, fofinho, rechonchudo. Porque gordo, por si só, é xingamento (sem esquecer que há um tempão, numa terra bem distante, não existia negro. Era pardo, queimadinho, corado, moreninho e várias outras delicadezas pra poupar essas pessoas já desgraçadas por serem, assim, diferentes).
Falar de gordo é chover no molhado, mas vamos pensar sobre. Primeira coisa do preconceito: não admitir. Todo mundo tem um amigo gordo (e um viado, e um muçulmano e um índio), o que não significa que não se ache feio/ nojento/afins. Por quantos gordos você já sentiu atração sexual? Não faz o seu tipo, ok, eu sei. Mas você só sente atração por quem faz seu tipo, ou já gostou de um feinho bacana? E de um gordo bacana? Sabia que gordo (e até mesmo uma gorda ou outra) transa?
A questão é que mais uma parcela da população tem problemas por não ser 'normal'. Sem contar nos pseudonutricionistas que querem salvar a população. Dá pra ser gordo e ser saudável, porque gordura (nem sempre) é problema de saúde. É problema estético.
Pensando puramente na lógica do consumo, o combate à gordura é lindo. Já se percebeu que brigar contra a cor de pele só faz aberração, é caro, enfim, não vale a pena. Cabelo banalizou, qualquer pobre pode fazer chapinha em casa. O que melhor que a gordura? Vende pra todo mundo: rico, pobre, classe média, velho, jovem. Vende revista de dieta, vende academia, vende cirurgia. E o bom é que circula o mercado financeiro: vende quando entope todo mundo de comidas desnecessárias (amo MUITO tudo isso), depois vende pra tirar a gordura. Vende a propaganda que te incita o consumo (gostoso é viver!), depois vende academia. Vende até iogurte pra fazer funcionar intestino preguiçoso. Intestino preguiçoso, sério? Qualquer um que coma o mínimo de verduras e legumes, faça um trisco de exercício e não se entupa de carne (go, veggies) tem um intestino produtivo! Porque . Vende-se tudo. Tem salada no mcdonalds (?), tem sopa enlatada, tem de tudo.
Defendo gordos porque sou gorda. Sorte a minha que eu me resolvi com isso, porque aos 16, eu tinha bulimia (e a cada ano que passa, descubro que as meninas que estudavam comigo também tinham). Eu vivia pra contar calorias. Perdi 12kg e um ano da minha vida, que não tenho uma boa lembrança. Nada valeu a pena. Há dois anos, uma menina que cresceu na mesma rua que eu morreu de leucemia. Depois de ter anorexia por um tempo e família achando lindo a patinha virar um mulherão. Que triste.
Não sou a favor de uma gordocracia. Aliás, sou contra qualquer uniformidade imposta. Mas custa nada respeitar, custa? É, de novo, a mesma classe. Quando você ferra com um gordo, tá ferrando com uma mulher, com um gay, com um negro, com um cego... Todo mundo que não é normal. Bora sair da bolha da normalidade?


Gordo é o novo preto.

Um comentário:

  1. Ah, Lua. Você não sabe que para ser feliz é preciso ser alta, magérrima - mas ainda assim ter um belo par de peitos enormes e uma bunda tipo mulher-melancia -, loira, do cabelo liso e olhos claros?
    Como, COMO?! você pode ser feliz sem ser tudo isso? Ah, imagina. Você só pode estar mentindo.

    ...

    Felicidade não é estética. E beleza é estado de espírito.

    :)

    ResponderExcluir